NOSSA HISTÓRIA

Contamos com uma história de mais de 40 anos no Brasil

O Grupo Compass é líder mundial em serviços de alimentação e suporte. Fundado em 1941, tem filiais em mais de 50 países. No Brasil, adquiriu 50% da GRSA em 1998 e os outros 50% em 2008, sendo atualmente detentor da totalidade da empresa. Além de serviços de alimentação coletiva, a GRSA|Compass também oferece serviços de suporte, como: portaria, jardinagem e limpeza. A empresa conta, atualmente, com aproximadamente 30 mil colaboradores em empresas de diversos segmentos, como Azul, Gol, Hospital Sírio Libanês, Nestlé, Coca-Cola, Camil, Google, Facebook, Unilever, SulAmérica e Vale, entre outros. 

1977: O Grupo Accor criou a empresa GR do Brasil Administradora de Restaurantes.

1979: A empresa já possuía cerca de 30 mil consumidores.

1984: A empresa já contava com 7 filiais regionais.

1986: A GR do Brasil passou a se chamar GR Restaurantes de Coletividade.

19881º Remote site em Porto de Trombetas

1990: Chegou ao Brasil a marca Eurest.

1991: GR Restaurantes de Coletividade ganhou uma nova logomarca.

1995: Surgiu a GR Hospitalar para atender ao nicho de hospitais.

1996: A GR tornou-se a primeira empresa da América Latina a receber a certificação ISO 9002 na categoria Gerenciamento do Fornecimento de Refeições. Neste ano, foi implantado o sistema Tecfood, um projeto de reengenharia da GR que informatizou 170 restaurantes em todo o Brasil.

1997: A GR adquiriu a empresa Embral.

1998: O Grupo Compass adquiriu 50% das ações da GR, que passou a se chamar GR Serviços de Alimentação. Dois anos depois, o processo de segmentação de divisões na empresa teve início, para assegurar especialização e agilidade nos serviços.

2000: A GR adquiriu as empresas Nutritiva e Seiva. Nesse ano, Almir Ribeiro Neto assumiu a GR e foi lançada a marca Medirest no Brasil.

2001Com o objetivo de oferecer a oportunidade do primeiro emprego aos filhos dos colaboradores, nasceu o “Projeto Encaminhar”.

2002 Foi iniciado projeto NFF (NewFamous Food), em que se previa parcerias com marcas renomadas pelo sistema de franquias, e foi inaugurada a lanchonete Bob’s no terminal rodoviário Tietê (SP), o maior da América Latina.

2003: O modelo de gestão da empresa passou a ser centralizado, o que permitiu a otimização de diversos processos. A GR inaugurou a nova sede em São Paulo, na região do Paraíso.

2004: Foi criada a nova logomarca corporativa da GRSA, que como marca guarda-chuva passou a abranger as soluções da empresa. A GR Serviços de Alimentação passou a ser GR Restaurantes Empresariais e começou a atuar somente em restaurantes empresariais.

2005: A GRSA realizou uma parceria com a empresa School Cook, especializada em alimentação escolar.

2006: A GRSA apresentou ao mercado sua nova estrutura de soluções, que atendem os segmentos de Empresas, Hospitais, Escolas, Varejo e Serviços. Chegou aos aeroportos e inaugurou unidades do Caffé Ritazza e Casa do Pão de Queijo no aeroporto de Congonhas.

2007: A GRSA completou 30 anos de atuação no Brasil.

2008: O Grupo Compass adquiriu 100% das ações da GRSA, chegou a marca de 1 milhão de refeições diárias e adquiriu novas marcas para o varejo.

2010: Para intensificar a participação no mercado de Facilities, a empresa adquiriu as empresas Clean Mall e FB Facility. A GRSA foi a primeira empresa de soluções em alimentação a conquistar certificação simultânea nas normas ISO 9001 (gestão da qualidade, com foco na satisfação de clientes e consumidores), ISO 14001 (gestão do meio ambiente) e OSHAS 18001 (gestão da segurança e saúde ocupacional). Ainda em 2010, a GRSA trouxe para o Brasil o Trim Trax, programa desenvolvido pela Compass que tem como meta anual no Brasil a redução em 30% da geração de resíduos produzidos pelas unidades no Brasil. A GRSA começou a atuar no Projeto Urucu, da Petrobras, no Amazonas, e no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco.

2011: A GRSA relançou a marca ESS e inaugurou sua base em Macaé. Ainda neste ano, lançou o centro de Recrutamento e Seleção para captar mão de obra e acelerar os processos de contratação. Buscando contribuir para a sociedade, a empresa investiu em projetos culturais como o Literatura em Cena e premiou seus profissionais de destaque.

2012: GRSA completou 35 anos de atuação no Brasil e lançou sua nova logomarca GRSA | Compass. A divisão de Serviços e da marca Levy chegou ao Brasil.

2013: Os processos adotados se provaram eficazes e foram comprovados pelo aumento de retenção e consolidação da liderança de mercado. A empresa lançou o programa Estrelas.

2015: A GRSA|Compass lançou o Centro de Serviços Compartilhados (CSC).

2016: Foi lançada a nova proposta de Valor – Nutrir, cuidar e crescer. A GRSA|Compass foi listada na Revista Fortune “50 Companies that Change the World”, em que o grau de inovação é um dos principais critérios de seleção.

2017A GRSA|Compass comemorou 40 anos no Brasil. Foi lançado o CRM Operacional e implantado o modelo Food Park como mais uma opção de produto. Os produtos de Marketing e Inovação foram intensificados, com o lançamento do Terraço, Cores do Brasil, Streetfood e Outtakes.

2018: A GRSA|Compass lançou a campanha Stop Food Waste Day no Brasil.