O segredo das vitaminas
As vitaminas e os sais minerais são chamados de micronutrientes e estão presentes nos alimentos de origem vegetal ou animal.

As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos:

 - Hidrossolúveis: Essas vitaminas não são armazenadas no nosso organismo em quantidades significativas. Por isso, precisamos diariamente ingerir alimentos que contenham essas vitaminas. Fazem parte deste grupo as vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C.

- Lipossolúveis: Necessitam do auxílio da gordura para serem absorvidas, são armazenadas por períodos maiores no nosso corpo. Neste grupo encontram-se as vitaminas A, D, E e K.

Ambos os tipos de vitaminas são necessárias para o funcionamento adequado do corpo.

Os sais minerais possuem papéis essenciais, são necessários para o funcionamento das nossas células e participam ativamente do nosso metabolismo. Alguns exemplos de minerais são: sódio, potássio, magnésio, ferro, zinco, iodo, selênio e cálcio.

As principais fontes de Vitaminas e Sais Minerais são as frutas, verduras, legumes, carnes, leite, ovos e cereais integrais.

Você sabia....

Estudos científicos mais recentes têm relacionado o consumo de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais como frutas, legumes e verduras ao menor risco de desenvolvimento de muitas doenças crônicas não-transmissíveis como hipertensão e doenças cardíacas, além de auxiliar na prevenção do câncer de vários órgãos, devido a grande quantidade de compostos antioxidantes presentes nestes alimentos.