GRSA

Cuidados com as frutas cítricas durante o verão

Durante o verão, assim como em outras situações de exposição ao sol, podem surgir queimaduras ou manchas na pele, relacionadas ao suco de frutas cítricas.

É comum relacionar as queimaduras apenas ao limão. No entanto, abacaxi, kiwi, laranja, tangerina e caju, entre outras frutas, também podem ser responsáveis por queimaduras dolorosas e graves.

“O primeiro cuidado é lavar muito bem as mãos e braços depois de cozinhar, preparar um suco ou um drink com qualquer uma destas frutas. Isso vale para a pele do rosto, especialmente no caso de bebidas que entram em contato com a região dos lábios”, explica Cynthia Veiga, enfermeira e especialista em queimaduras.

Prevenção
O uso do filtro solar é essencial sempre que o corpo estiver em contato com a água ou líquidos que levam suco das frutas. Isso porque, o bloqueador cria uma camada sobre a pele e diminui muito a probabilidade de queimaduras ou manchas.

Cynthia recomenda o uso de produtos regeneradores da pele e aprovados pela Anvisa para diminuir os efeitos das queimaduras. “Esses produtos reduzem a dor, porque isolam as terminações nervosas e aceleram o processo de cicatrização”, finaliza.

Cuidados necessários
Nos casos em que a queimadura já aconteceu, a dica é não colocar sobre a pele nenhuma solução caseira como manteiga ou pasta de dente.

“O correto é lavar a área afetada com água corrente e procurar um médico quando a queimadura for mais grave, como as de segundo grau. Soluções caseiras dificultam a avaliação médica, podem agravar o estado da lesão e trazer consequências até irreversíveis”, reforça.