Imagine sair para comer com a insegurança de que uma refeição pode te fazer muito mal, pelo simples fato de conter leite ou trigo, por exemplo. Essa é a vida de quem possui intolerâncias alimentares.
Mas, afinal, será que essas pessoas podem se alimentar fora de casa? E qual o papel dos restaurantes comerciais, corporativos e outros serviços de alimentação com essas pessoas?
Preparamos um conteúdo sobre o que é intolerância alimentar, sintomas e o papel dos restaurantes, especialmente os corporativos, nessa história. Confira!

O que são intolerâncias alimentares?
A intolerância alimentar é uma dificuldade na digestão de determinados alimentos. Ela acontece quando o organismo tem deficiências em determinadas enzimas que atuam na absorção do alimento.
Dessa maneira, ao invés de o alimento passar pelo processo natural de digestão do organismo, ele fica no estômago e causa problemas de inchaço, refluxo, dentre outros sintomas.
Quais são os principais tipos de intolerância alimentar?
Dentre as principais intolerâncias alimentares estão a de lactose e glúten. Saiba mais sobre cada uma delas.
Intolerância à lactose
A intolerância à lactose – que é o açúcar presente no leite e nos laticínios – é causada especificamente pela falta da enzima lactase no organismo.
Normalmente, essa substância é decomposta em glicose e lactose e vai para a corrente sanguínea. Mas em pessoas com intolerância essa absorção não acontece.
Pessoas que possuem intolerância à lactose não necessariamente precisam abolir completamente o leite da dieta, mas precisam saber o que ingerem e costumam seguir uma dieta acompanhada por médicos e nutricionistas.
Intolerância ao glúten
O glúten é uma proteína encontrada em alguns cereais, como trigo, cevada, centeio e malte, por exemplo.
Todos os alimentos e bebidas que levam esses componentes podem ser prejudiciais a quem tem intolerância ao glúten. A reação exagerada a esse componente é chamada de doença celíaca.
Dentre os sintomas estão a perda de apetite, sensação de inchaço, gases, alterações no humor, dentre outros.
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Qual a importância dos restaurantes conhecerem essas intolerâncias?
Os restaurantes podem optar por não oferecer comidas para pessoas com intolerância alimentar. No entanto, vemos uma tendência crescente na oferta desse tipo de alimentação, tanto pela demanda quanto pela preocupação em manter um atendimento mais humano e personalizado às demandas dos clientes.
E aqui não estamos falando apenas dos restaurantes comerciais, mas também dos corporativos, que têm a oportunidade de personalizar os pratos e oferecer opções mais seguras aos colaboradores com intolerância, garantindo que a experiência seja agradável para todos.
Em um restaurante corporativo a preocupação vai além do que nos restaurantes comerciais. No momento que a empresa assume o compromisso de oferecer alimentação aos seus funcionários, ela precisa garantir que todos recebam refeições de qualidade, com a segurança necessária para que todos possam comer com tranquilidade e confiança.
Para os intolerantes, isso significa a garantia de comer e poder voltar ao trabalho tendo a certeza de desfrutar uma refeição segura e agradável.
Como abordar as intolerâncias alimentares em uma empresa?
Uma empresa que possui um restaurante corporativo, ou mesmo escolas e hospitais, têm a responsabilidade de se manterem atualizados sobre a saúde de seus funcionários, alunos e pacientes.
Manter-se atualizados sobre restrições alimentares
Para se manterem atualizados, os restaurantes corporativos devem ter uma comunicação clara com seus colaboradores.
Uma alternativa é realizar pesquisas para identificar intolerâncias e manter um registro atualizado para atender as necessidades desses colaboradores.
Também é possível estabelecer canais de comunicação onde clientes, funcionários, alunos e pacientes podem expressar suas necessidades e sugestões relacionadas à alimentação.
Oferecer refeições que considerem as restrições alimentares
As restrições alimentares devem ser pensadas desde o planejamento ao preparo, sempre com o cuidado de evitar a contaminação cruzada e oferecer alimentos seguros ao cliente.
Conscientizar colaboradores, clientes e parceiros sobre esse assunto
Para que a comida seja segura, cabe conscientizar colaboradores e parceiros, e até mesmo os clientes para que fiquem atentos à sua saúde e possíveis reações alimentares.
Treinar a equipe responsável pela cozinha
Quando o restaurante se propõe a oferecer refeições alinhadas às restrições alimentares e necessidades dos colaboradores, ele deve manter uma equipe de cozinha alinhada e engajada a manter métodos seguros no preparo dos alimentos.

Como uma empresa especializada em alimentação pode ajudar nessa abordagem?
A GRSA conta com uma equipe altamente especializada que coloca a segurança dos alimentos como prioridade máxima nas suas operações.
Já no preparo de alimentos para quem possui intolerâncias alimentares, além da segurança biológica e nutricional, o cuidado deve estar na escolha dos ingredientes certos para substituir componentes indigestos, mas mantendo o sabor e a qualidade da refeição.
Entenda como a GRSA pode ajudar a melhorar significativamente a alimentação dos seus colaboradores!
Conclusão
Os restaurantes, especialmente os corporativos, devem estar atentos às intolerâncias alimentares para garantir a segurança e o bem-estar de seus clientes e colaboradores.
Ao adotar práticas como a personalização de refeições, a conscientização da equipe e o cuidado na preparação das refeições, essas empresas não apenas cumprem uma responsabilidade moral, mas também demonstram um compromisso com a qualidade e a saúde de todos.
Com o apoio de especialistas e uma abordagem proativa, é possível oferecer refeições seguras, proporcionando uma experiência alimentar mais prazerosa e confiável para esse público.