A segurança dos alimentos é um princípio fundamental e inegociável para qualquer instituição que atua direta ou indiretamente na cadeia de produção alimentar.
A maneira como essas práticas são aplicadas, o cuidado e o rigor que cada empresa possui indica se ela realmente oferece a prioridade absoluta que o assunto merece.
Neste conteúdo vamos conhecer o que é segurança dos alimentos e algumas práticas que devem ser adotadas para proteger a saúde de cada consumidor. Confira!
O que é e para que serve a segurança dos alimentos?
A segurança dos alimentos é o conceito que se refere às práticas seguras de manipulação na cadeia de produção dos alimentos. Elas garantem que o alimento esteja saudável para o consumo e livre de contaminantes, sejam eles físicos, químicos ou biológicos.
Todos os estabelecimentos que manipulam alimentos ou os comercializam precisam se atentar às boas práticas da Anvisa e adotar práticas de controle para prevenir quaisquer perigos.
Dentre esses processos está a criação do próprio manual de boas práticas, personalizado aos processos e necessidades de cada estabelecimento.
Qual a diferença entre segurança dos alimentos e segurança alimentar?
Apesar de parecerem sinônimos, vale destacar que os termos se referem a dois conceitos distintos. A segurança dos alimentos diz respeito à segurança para consumo, ou seja, que estejam livres de contaminantes. O termo deriva do inglês “Food Safety”.
Já a segurança alimentar se refere ao direito que qualquer ser humano tem de receber uma alimentação adequada, em quantidade e nutrição apropriadas.
Qual a importância de garantir a segurança dos alimentos?
A importância está em garantir a segurança e o bem-estar da vida humana. Existem inúmeras doenças oriundas da falta de higiene e do preparo incorreto das refeições. São as chamadas Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA).
De acordo com dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao redor do mundo 1 em cada 10 pessoas adoecem devido às DTHA, totalizando 600 milhões de pessoas anualmente.
A segurança na alimentação é tão importante quanto em qualquer outra área de uma empresa ou de um hospital, pois ajuda a garantir a saúde de todos.
Como a ISO 9001 influencia na segurança dos alimentos?
A ISO 9001 faz parte de um conjunto de normas técnicas que a empresa precisa estabelecer para criar um sistema de gestão da qualidade. Dessa maneira, ela influencia na segurança dos processos e, consequentemente, na segurança dos alimentos para empresas de alimentação.
A GRSA assume um compromisso com a segurança de todos os nossos clientes nas mais diversas áreas atendidas pela nossa empresa. Não teríamos chegado tão longe se não colocássemos a segurança como prioridade máxima.
Além da ISO 9001 e das boas práticas no serviço de alimentação recomendadas pela Anvisa, seguimos também protocolos rigorosos que reforçam nossos padrões de qualidade e tornam a GRSA a líder absoluta em soluções de alimentação.
Como promover essa segurança em empresas, hospitais e escolas?
Veja algumas iniciativas que podem ser adotadas para promover a segurança nas refeições servidas em quaisquer instituições.
Criar um manual de boas práticas
Cada instituição que trabalha com alimentos deve ter o seu próprio manual de boas práticas e realizar a conscientização de todos os funcionários envolvidos no processo.
Para isso, cada empresa precisa elaborar políticas e procedimentos operacionais a serem adotados.
Nos restaurantes administrados pela GRSA, além desses cuidados, existe um rastreamento de toda a cadeia produtiva, desde nossos fornecedores de alimentos até a entrega final.
Isso nos permite conhecer cada etapa do processo de produção dos alimentos que servimos em empresas, hospitais e instituições de ensino com os quais trabalhamos.
Realizar a conscientização de todos os envolvidos
Treinamentos contínuos são necessários quando se trata da segurança dos alimentos.
Além de se atualizar sobre a legislação, os treinamentos reforçam a importância dos cuidados com a higiene e do cumprimento das normas.
A GRSA possui uma programação de treinamentos periódicos sobre segurança dos alimentos, que é seguida por todos os nossos segmentos de atuação.
Além dos treinamentos, temos Diálogos Diários de Qualidade (DDQs) e campanhas e materiais informativos que são disponibilizados para as unidades multiplicarem para as equipes operacionais.
Adaptar a estrutura física
A estrutura física de uma cozinha pode influenciar na segurança dos alimentos.
As boas práticas da Anvisa recomendam que os ambientes de trabalho sigam algumas regras, como por exemplo:
- planejar um ambiente com boa iluminação;
- colocar telas nas janelas;
- manter o piso, a parede e o teto bem conservados;
- proteger lâmpadas contra quebras; dentre outras.
Nos restaurantes da GRSA, além de contar com especialistas no planejamento das cozinhas, também oferecemos um conceito inovador: as Cozinhas ECO.
Com ela, os equipamentos tecnológicos reduzem o consumo de recursos naturais e trazem mais eficiência operacional para a equipe em até 40%.
Investir na qualidade dos produtos
Conhecer bem os fornecedores, como vimos, é uma das práticas recomendadas para obter mais segurança nas refeições que chegam ao consumidor final.
Por isso, aqui na GRSA, valorizamos a produção regional e o fornecimento local de matérias-primas para assegurar refeições mais frescas e de alta qualidade.
Essa abordagem nos permite obter uma logística eficiente, alimentos frescos provenientes de produtores próximos a você e, consequentemente, ainda mais sabor nas nossas refeições.
A GRSA possui um rigoroso processo de qualificação de fornecedores que contempla uma análise minuciosa realizada por equipe de HSEQ, com o objetivo de assegurar que os produtos fornecidos estejam dentro do padrão determinado por nossos clientes.
Contratar uma empresa de serviços de alimentação
Cuidar da alimentação de pessoas exige dedicação completa, atualização constante sobre a legislação alimentícia nacional e internacional, além de tempo e recursos da sua instituição ou empresa.
Contar com empresas especializadas em gerenciar tudo isso, garante que todos os aspectos da segurança dos alimentos sejam administrados de maneira eficiente e profissional, permitindo que você se concentre em outras áreas essenciais do seu negócio.
A GRSA tem soluções personalizadas que vão de encontro ao que você precisa, proporcionando mais tranquilidade ao saber que você está confiando um setor tão importante a uma empresa que tem a segurança dos alimentos como prioridade absoluta.
Conheça as soluções em alimentação da GRSA e garanta mais segurança no setor alimentício para a sua empresa ou instituição.
Conclusão
A segurança dos alimentos é um pilar essencial para qualquer instituição que lida com a produção, preparação ou distribuição de alimentos.
Garantir que cada etapa desse processo seja realizada com rigor e cuidado é fundamental para proteger a saúde dos consumidores e manter a integridade dos alimentos.
Neste conteúdo discutimos práticas essenciais para promover restaurantes mais seguros em empresas, hospitais e escolas.
Contar com uma empresa especializada, como a GRSA, pode facilitar a gestão desse setor tão delicado, oferecendo soluções personalizadas e assegurando que a eficiência e a segurança no setor alimentício sejam sempre a prioridade máxima. Fale com a gente!